The Offspring - Smash

Terceiro album de estúdio da banda americana lançado em 1994 pela Epitaph Records. Último album com o produtor Thom Wilson, que produziu os dois primeiros albuns da banda, e o último também pela Epitaph (que lançou somente na Europa o próximo album). Único album da banda que leva o nome sem o The antes de Offspring.
O album fez sucesso estrondoso e hoje em dia tonrou-se um clássico do punk rock pela crítica, fãs e até mesmo membros da banda. Com este disco a banda ganhou fama e reconhecimento na cena punk e na mídia em geral. Um dos albuns mais bem sucedidos do gênero, sendo vendido até hoje já alcançou 6 vezes platina.
Em 1991 a banda lançou um EP 7 polegadas chamado "Baghdad 7" que acabou fazendo sucesso e lhes rendeu contrato com a Epitaph, coisa que o produtor Thom Wilson vinha tentando há tempos. O guitarrista do Bad Religion e dono da Epitaph, Brett Gurewitz, achava que a banda não tinha calibre para ser parte de seu selo, mas o EP "Baghdad" mudou sua opinião. Então Wilson e a banda entraram em estúdio para gravar "Ignition" que foi lançado em 1992 com grande sucesso surpreendendo até mesma a banda e o selo. Depois veio a vez de "Smash" que foi gravado no estúdio Track Record em North Hollywood com dois meses de estúdio agendado.
Mesmo com uma gravação pesada no moldes do punk rock, o som de "Smash" já apresenta a cara pop punk nas composições. Junto com Green Day a banda emplacou nas rádios single após single. "Come Out and Play" tornou-se um clássico da banda e das rádios, numa temática bem pop punk trata-se de um tema em voga agora no Brasil, o bullying. "Self Esteem" foi outro hit que trata de um namorado que a sua parceira lhe abusa e lhe faz submisso, no caso Dexter Holland inspirou-se em um velho amigo. "Gotta Get Away" foi um single de um pouco menos sucesso, sendo a última música escrita para o album que trata da pressão que Dexter sofria para entregar o album a tempo. "Bad Habit" tecnicamente nunca foi lançada como single, porém a influente rádio de Los Angeles KROQ começou a tocar a música em 1995 em sua programação.
O album também tem um cover de uma música de The Didjits com "Killboy Powerhead".
A capa que apresenta um esqueleto distorcido estilo raio-x foi feita por Fred Hidalgo e Kevin Head, representa os motivos das letras: morte, suicídio, violência, vício e abuso. O esqueleto representa que a continuação desses atos leva à morte, ou até o fim da humanidade. Esse estilo de capa apareceu também nos singles do disco.
Album que tornou-se clássico incontestável, influenciou gerações e firmou o pop punk na mídia junto ao Green Day.
Para quem gosta do gênero um prato cheio e album indispensável.
You gotta keep em separated.

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