Rainbow - Rising

Album definitivo da banda lançado em 1976. Após o primeiro album chamado "Ritchie Blackmore's Rainbow", Blackmore e Ronnie James Dio tiraram os membros da antiga banda de Dio chamada Elf e colocaram nos seus lugares Tony Carey nos teclados, Jimmy Bain no baixo e Cozy Powell na bateria. Este lineup definiu bem a aura mística do Rainbow no limite da perfeição. A capa do disco não poderia definir melhor isso tudo. Rainbow é poderoso, progressivo, sombrio e místico, mas ao mesmo tempo cheio de luz e esperança. Se o som da banda pudesse ser definido em uma imagem com certeza esta capa faz juz ao nome.
Incrível que o album tenha apenas seis músicas e tenha em torno de 34 minutos de duração e propicie uma viagem tão longa ao ouvinte cheia de mistério, imaginação e uma gama de possibilidades para se transcender. O disco foi gravado em menos de um mês em Munich e produzido por Martin Birch.
O album abre com uma das mais fantásticas introduções de teclado jamais feitas no rock and roll, a poderosa música "Tarot Woman". Quando Tony Carey fez essa intro naqueles tempos com certeza não imaginava que seria um dos mais dinâmicos e tridimensionais tecladistas da história do rock. Quando o baixo e a bateria entram em cena nessa música as coisas tomam proporções épicas.
"Run With the Wolf" e "Starstruck" são onde Dio realmente mostra sua voz, um instrumento à parte. "Do You Close Your Eyes" vem em seguida para abrir alas ao gran finale do album.
A música "Stargazer" conta com a participação da Orquestra Filarmônica de Munich, e define bem o lado progressivo do heavy metal no seu melhor. A banda Dream Theater gravou um cover desta música em um de seus albums. Literalmente de arrepiar escutar Ronnie cantando "I see a rainbow risiiinggg!!!!" com aquela orquestração toda, guitarras afiadas e bateria e baixo estrondosos.
Obra poderosa, get it now!

0 comments: