Who Cares - Compilation LP

Coletânea matadora do começinho dos anos 80 do sul da California. O som é beach punk e a pauleira come solta.
A coletânea inclui a primeira banda do skatista profissional das antigas Duane Peters (Political Crap) que depois formou o U.S. Bombs. O som é beach punk como o resto, mas bem mais malaco e agressivo. Punk puro e cru. As letras do "Master of Disaster" (apelido de Peters), são sobre raiva adolescente, medos e ansiedade sobre crescer para a vida adulta. De fato a autenticidade é incontestável, ele retratou sua própria vida nas letras. "Slow Death" por exemplo eterniza um momento no história do punk californiano, que até então nunca viu tamanho desespero e raiva contra o futuro da sociedade gravados antes. Para os velhos punkrockers hoje em dia ouvir esta música é uma lembrança para não morrer lentamente como o resto, fazer o possível para que isso não aconteça.
O cara leva o crédito por ter inventado muitas manobras incluíndo "acid drop" para dentro de uma piscina/bowl, o "layback grind", o "Indy air", o "Sweeper", o "backside layback grind revert", o "fakie hang-up" (também conhecido como "Disaster"), o "invert revert", o "fakie thruster", e o "loop of death", que é uma rotação de 360 graus em um loop especialmente projetado. Ele também juntamente com Neil Blender ajudou a evoluir o footplant no mais dinâmico fastplant. Peters foi um dos primeiros skatistas profissionais a abraçar o punk rock cortando seu cabelo curto e estreitando seus jeans enquanto o resto ainda vestia moda anos 70. Saiu há não muito tempo atrás um documentário sobre a vida de Peters, chamado também "Who Cares" com uma trilha sonora bem legal e bastante imagens de skateboard vintage. O cara é uma lenda viva do skateboard aos 49 anos de idade.
As outras bandas são parte do que foi o grande celeiro do sul da California no final da década de 70 e começo de 80, que estava no seu auge. Para quem viveu esta época, lá era impressionante ver o pipocar de bandas nesse período, algumas que vingaram, outras que desapareceram tão rápido quanto surgiram. Algumas obscuras e outras que vendem discos até hoje. Em 1981, a American Standard Records, que foi uma gravadora que também talvez tenha lançado apenas essa coletânea, resolveu gravar e lançar bandas inéditas até então. The Chiefs tinha um 7" e uma aparição em outra coletânea, Shattered Faith ainda não tinha lançado seu 7" pela Posh Boy e AKA e Suspects nunca tinham lançado nada e acabaram não lançando depois também. A única banda ainda existente e ainda fazendo shows é a Shattered Faith, mas virou Firecracker 500.
O album foi inteiro gravado no Sound Off Studios em Compton, CA, lugar que ficou conhecido o berço do gangsta rap com N.W.A. anos depois. Estúdio que já era nos dias de hoje.
Um album com canções escritas por adolescentes 30 anos atrás e com um conteúdo que até hoje a música porcamente consegue reproduzir, ou até mesmo nunca mais irá conseguir.
Uma coletânea que merece um relançamento em CD por algum selo atual pois o material é histórico e de primeira no estilo. Também quem tenha informações adicionais sobre as bandas e queira contribuir com informações pedimos que entre em contato para divulgarmos.
Old School.

2 comments:

  1. Unknown said...

    link fail! thanks!

  2. Chuck said...

    Fixed oct 15th 010