Santana - Abraxas


Carlos Santana é um dos guitarristas que chegam perto da polidez de B.B. King. Seus contemporâneos eram Eric Clapton e Michael Bloomfield, mas Santana tocava música latina, e não havia nenhuma banda de som latino com guitarras solo na época. O paradoxal sobre Santana foi o fato dele ser aceito por uma audiência de Grand Funk e Ten Years After e não por fãs de Chicago e John Mayall na época.
O coração da banda é o organista Gregg Roli e o baixista Dave Brown, que seguram bem o ritmo em que a percussão pode tocar em cima. Timbales, congas porto riquenhas e tambores decolam no ritmo de Brown e então o próprio Santana faz seu show com a guitarra solo.
Carlos Santana é um chicano e ele ama tocar sua guitarra, que sempre foi amplamente usada na música mexicana. Ele aperfeiçoou um estilo de blues e cool jazz cruzado com música latina. E funcionou muito bem, também porque a banda foi uma das mais coesas que já pisaram em um estúdio para gravar um disco. Das bandas de brancos na época, somente Chicago tinha uma percussão equivalente, mas era centrada mais nos metais enquanto Santana era mais em timbales e congas.
"Oye Como Va" é um ponto alto do album. Seu único ponto fraco é que o orgão de Roli foi mixado muito baixo. Essa foi uma viagem diferente para Santana, muito mais no estilo dos jovens porto-riquenhos de New York na época, como Orchestra DJ e Ray Olan, adiante milhas do percurso de seu primeiro disco. Para fãs de Herbie Mann e os Jazz Messengers por exemplo, este disco é realmente ouro. Assim como para apreciadores de boa música em geral.
"Abraxas" foi uma das novas produções independentes da Columbia na época no estúdio da Wally Heider, e o baixista Dave Brown participou bastante na gravação. Esse processo amadureceu bastante o som de Santana e desviou um pouco do público mais jovem, mas deu credibilidade à banda no meio de jazz e música latina. Com "Abraxas", Santana foi um Mono Santamaria popularizado e fez pela música latina o que Chuck Berry fez pelo blues.
As grandes banda latinas nos USA ganhavam em torno de $100 dólares por show na época, e ninguém conseguia ficar parado, branco ou latino. É de se acreditar que por causa de "Abraxas" os velhos mestres como La Pupe e Puente alcançaram grandes platéias nos USA.
De qualquer forma "Abraxas" é um clássico e uma excelente audiência do começo ao fim.
Timeless album.

0 comments: