The Damned - Machine Gun Etiquette


Juntando forças sem Brian James, que seguiu interesses próprios desde então (somente jutando-se novamente à banda no final dos 80 para o "farewell" show), os três que sobraram trouxeram o jovem porém veterano Algy Ward do Saints para o baixo, gravaram um album, e seja o que Deus quiser. Isso acabou dando mais do que certo. Enquanto singles entravam nas paradas, "Machine Gun Etiquette" merecidamente era aclamado como mais um clássico da banda. Com o tempo, sua reputação cresceu ao ponto do original "Damned, Damned, Damned". Enquanto não menos forte que aquele album, a banda aqui traz uma variedade de toques e influências para criar um disco que a maioria de seus contemporâneos nunca poderiam nem imaginar. A banda não perdeu seu jeito punk esperto nem um pouco.
A faixa de abertura, "Love Song", é um amontoado engraçado de clichés românticos (exemplo: "I'll be the rubbish, you'll be the bin!") que mal dura dois minutos, enquanto "Noise, Noise Noise" e "Liar" trabalham na mesma veia. Essas, entretando, somente arranham a superfície. "Melody Lee", escrita por Captain Sensible para um personagem favorito dele das tiras de quadrinhos, começa com uma introdução no piano bem bacana, enquanto a raiva celebradora de "I Just Can't Be Happy Today" desemboca da garagem com teclados á la Electric Prunes. Outros pontos altos incluem "Plan 9 Channel 7", uma narrativa de drama épico sobre James Dean e Vampira com um vocal caprichado de Vanian. O casamento macabro de "These Hands" (que pertencem a um palhaço de circo assassino, com direito a música temática, é claro). E a versão para "Looking at You" do MC5. Outra supresa aparece no final com "Smash It Up" dividida em dois números com a primeira um tributo instrumental para um amigo de longa data e herói de Captain Sensible, Marc Bolan. E a segunda parte uma party/pop/punk/rock/r&b para fechar a festa.
Esta reedição em CD inclui algumas faixas adicionais como o cover de "Ballroom Blitz" do Sweet e "White Rabbit" de Grace Slick.
Creative punk.

0 comments: