A capa deste primeiro album de Chuck Berry apresenta sua imagem alavancada pela sua aparição no filme vintage rock & roll de 1956 "Rock Rock Rock". É uma pose audaciosa para a época e engraçada para os dia de hoje, porém o retrato do cantor, guitarrista e compositor mostrado é uma atitude bastante audaciosa para um filme inter-racial da época, atravessando a imagem com sua guitarra em punho e mandando ver. Dito isso, "After School Session" veio um tanto atrasado, sendo que seu primeiro hit, "Maybellene", é do verão de 1955. Isso devia-se ao esquema que rolava na indústria de LPs de rock & roll. Durante aquele período somente uma parte chegava ao público, e a maior parte eram trabalhos de Elvis Presley ou Bill Haley, os quais tinham associações com os selos gigantes RCA Victor e Decca respectivamente, em um universo completamente separados do resto, especialmente de Berry que gravou com o minúsculo selo independente Chess Records. A Chess Records não tinha nem lançado seu primeiro LP até o final de 1956, e quando saiu o LP trilha sonora "Rock Rock Rock", estava incluída "Maybellene". "After School Session" foi o segundo long play da gravadora e seu lançamento retardado foi devido ao fato de que após "Maybellene" Berry não emplacou mais nenhum hit pop em dois anos. Entretanto ele fez alguns grandes hit R&B que estão incluídos neste album, entre eles o blues "Wee Wee Hours", que era o que idealmente Berry queria representar de seu som, além das mais rítmicas "No Money Down" e "Brown Eyed Handsome Man".
Foi o lançamento e estouro nas paradas de "School Day" no início da primavera de 1957 que alavancou este album, que é um bonito compêndio de alcance, profundidade e extensão da música de Berry nos seus dois primeiros anos na indústria da música. As canções variam da famosa e juvenil "School Day" até R&B e clássicos blues, assim como a quase ranzinza "Deep Feeling", com tempero latino e influenciada por calypso "Havana Moon", a lenta e romântica balada "Together" que mostrou Berry trabalhando em um modo similar ao R&B dos anos 40 parecido com Ink Spots e tentando um estilo mais suave de cantar estilo Nat King Cole, mas seu maior sucesso na veia das baladas foi "Drifting Heart", além disso vem a misteriosa e obscura "Downbound Train" que poderíamos interpretar como a resposta de Berry (e talvez da música negra) à música "Ghost Riders in the Sky". O reedição de 2004 de "After School Session" inclui três faixas bonus que aumentam grandemente o alcance do album original. A rocker "You Can't Catch Me" (a qual a letra viria a complicar bastante a vida de John Lennon mais tarde quando ele plagiou ela para o início de "Come Together" nos Beatles), ainda mais agitada "Thirty Days" e o primeiro hit "Maybellene". Tudo isso (incluindo o resto das gravações originais) apresenta uma ótima remasterização que permite o ouvinte sentir o ambiente do estúdio da Chess e seu clima com Chuck Berry e banda.
Quality reissue.
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