Fear Factory - Archetype

O medo tornou-se fator para os fãs de Fear Factory em 2001 quando a banda abruptamente se desmanchou por causa de uma briga entre o guitarrista Dino Cazares e o vocalista Burton C. Bell. O selo ao qual pertenciam há longo tempo, Roadrunner, lhes abandonou. O futuro da banda parecia nada promissor. Por sorte, o baixista Christian Olde Wolbers quis pegar o lugar na guitarra e a banda chamou o ex Strapping Young Lad, Byron Stroud, para o baixo. O resultado desse tumulto todo foi "Archetype", lançado pelo selo Liquid 8. Um album raivoso porém que equilibra bem a percussão semi-humana semi-mecanizada, guitarras à altura, teclados sutis, e o vocal bipolar de Burton lançando gritos infernais cheios de reverb com partes quase góticas no estilo antigo Sisters of Mercy.
Melodias ecoam em "Bite the Hand That Bleeds" e "Undercurrent", mas não são páreo para as arrebentadoras de aortas "Slave Labor" e "Drones" ou a pegada death metal de "Cyberwaste". Algo que já tinha sido feito anteriormente, alguns podem achar datado. Esses últimos seriam os que correriam para a mamãe frente a "Act of God" e seus versos estilo guilhotina. "Default Judgement" também com seus baixos quase atonais e bem marcados serve como apresentação de Stroud. Mas através de "Archetype" é seu companheiro encarregado das batidas que realmente impressiona. Raymond Herrera abre fogo com seus bumbos duplos e metralhadas de caixas dando um fundo hardcore para faixas industriais como "Bonescraper".
Para uma banda deixada para os corvos pela antiga gravadora este é um belo tapa na cara, esse é o espírito de "Archetype". Podemos montar uma sequência de socos na cara da Roadrunner com "Drones", "Slave Labor" e "Corporate Cloning" - Fucking knockout!
A banda retorna também para um som orgânico que agrada os fãs antigos. Além de uma surpresa final, o cover de Nirvana da fase "Bleach" com "School" que aparece depois da faixa cheia de sintetizadores "Ascencion".
"Archetype" é um retorno triunfante e põe a banda de volta nos trilhos após o fiasco do disco anterior. A fábrica de medo revitalizada.
Great great album!!!

0 comments: