AC/DC - T.N.T.

Segundo album de estúdio da banda australiana, lançado em 1975, ainda com o vocalista original Bon Scott. Sete das nove músicas foram escritas por Angus Young, Malcom Young e Bon Scott. "Can I Sit Next to You Girl" foi escrita por Young & Young, e "School Days" é uma versão cover de uma música de Chuck Berry.
O disco foi originalmente lançado pela Albert Productions e nunca mais foi relançado por outro selo. Entretanto a maioria das músicas foram incluídas no album da Atlantic Records "High Voltage" que foi lançado internacionalmente em 1976.
O album marcou uma mudança no direcionamento musical da banda em relação ao antecessor "High Voltage" lançado em 1975. Em "T.N.T." a banda embarcou na fórmula que lhes levou ao sucesso: rock n roll afiado com bases no blues. Enquanto em "High Voltage" o som estava mais influenciado por glam-rock. "T.N.T." possui algumas das músicas mais famosas da banda como a faixa título, "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)", "The Jack", "Rocker" e "High Voltage".
Dois singles foram lançados do album - "High Voltage" (julho de 1975) e "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)" (dezembro de 1975). "High Voltage" foi a primeira canção escrita e gravada para o album, inspirada no título do album anterior. O que fez muitos fãs acharem que era do album anterior "High Voltage". Chris Gilbey da Albert Productions mais tarde disse ter sido isso uma causa do repentino aumento depois nas vendas.
O album levou a banda a várias aparições no famoso programa Countdown na Austrália, com participações ao vivo e o video de "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)" que foi filmado em fevereiro de 1976, em que a band aparecia com membros da Rats of Tobruk Pipe Band, viajando em um caminhão na Swanson Street em Melbourne o que levou em 2004 a decisão de colocar o nome na Melbourne Corporation Lane de ACDC Lane em tributo a banda.
Album que revolucionou a história do rock e horrorizou a sociedade australiana na época. Pais odiavam o AC/DC e trancavam suas filhas em casa, enquanto muitos batiam cabeça imitando Bon e Angus gritando "Oi!". Época das bandas glam do meio da década de 70, que foram explodidas por esse "T.N.T.". Sem falar que como um album pré-punk ele tem muito de punk na essência. Trinta e cinco anos depois cá está AC/DC, atual e imbatível.
Its a long wayyyy to the top!!!!! if you wanna rock n rooooolll!!!!

0 comments: