Diamond Head - Lightning to the Nations

Debut album da banda, depois de duas demos em 1977 e 1979, gravado também em 79 e lançado em 1980 pelo selo próprio da banda Happy Face Records, devido à falta de interesse das grandes gravadoras na época e a necessidade de correr atrás de outros nomes que já estavam se tornando grandes como Iron Maiden e Def Leppard. Este CD aqui é o relançamento da Metal Blade Records de 1992.
A história da banda é uma das mais peculiares do rock n roll, mas seu legado foi grande. A banda ganhou atenção na época por fazer turnê com AC/DC e Iron Maiden, porém nenhuma gravadora quis se comprometer com a banda, também porque vinha sendo empresariada pela mãe do vocalista que não sabia aproveitar o "momentum" comercial da banda. Como todo mundo já estava se dando bem, menos eles, decidiram lançar o disco pelo selo próprio.
O album foi gravado em sete dias no The Old Smythy Studio em Worcester, o qual a banda chamou de "morto". O album veio numa capa branca simples sem título, contendo apenas a assinatura de um dos membros da banda e sem lista de músicas (por isso também é conhecido por "White Album"). A razão para isso foi que o empresário da banda, Reg Fellows, era dono de uma fábrica de papelão e poderia produzir capas em branco a baixo custo. Também a razão de lançarem este album era a tentativa de deixar umas músicas prontas para que pudessem depois tentar um lançamento com uma gravadora grande, já que o custo das gravações estavam cobertos, a idéia foi de Fellows e da mãe do vocalista que tornou-se tour manager na época. Saíram originalmente só 1000 cópias na época, e somente estavam à venda nos shows e por encomenda de correio pelo preço de 3.50$ libras. A única propaganda de venda pelo correio apareceu na revista de música britânica "Sounds" e durou quatro semanas. A banda não pagou pelo anúncio e acabou sendo processada.
O album depois de um tempo tornou-se um item cobiçado por colecionadores de discos. Uma segunda prensagem saiu depois de um tempo, essa com o nome das músicas. A única fita de 1.1/4 master foi perdida depois que a banda mandou para a gravadora alemã Woolfe Records, e nunca retornou. Entretando a Woolfe Records lançou o album com a capa de um mundo pegando fogo nela.
O album catapultou a banda para a linha de frente do NWOBHM e acabou sendo um grande influência para muitas bandas futuras como Metallica, Kreator, Sodom, Exodus e Megadeth. Dessas principalmente o Metallica é a mais influenciada, com covers gravados e suspeitas de cópias como "Seek and Destroy' e "Sucking My Love".
Stay metal.

0 comments: