The B-52's - The B-52's

Album selft-titled da banda americana de Athens, Georgia de new wave B-52's. Letras e humor kitsch, e refrões pegajosos fizeram a base de fãs da banda com este album de grande sucesso. O design da capa foi de Tony Wright recebendo o nome de "Sue Ab Surd". Mesmo artista que fez capas para Bob Marley, Ramones, Black Uhuru e muitos outros.
O sucesso do album alcançou #59 na Billboard 200 e "Rock Lobster" alcançou #56 na Hot 100. Em 2003 a rede de TV VH1 nomeou o album como #99 de todos os tempos. Pouco antes de sua morte, John Lennon disse ter curtido o disco. E assim vai a lista de méritos deste self-titled.
O disco foi gravado em 1979 em Nassau, Bahamas. Definitivamente chacoalhou o status quo do rock do final dessa década tornando-se um clássico. Muitos roqueiros mais conservadores do final dos anos 70 tentaram com todas as forças ignorar os Sex Pistols e Clash, clamando que o tumulto punk era apenas moda passageira, enquanto que os já os fãs de pura diversão se entregaram aos refrões e batidas deste self-titled. Entraram para a "new wave" balançando ao som do "Rock da Lagosta". Kitsch e brilhante.
A banda ficou conhecida pelo seu colorido visual anos 50 e vocais únicos, misturando harmonias melódicas agudas dos vocais de Cindy Wilson e Kate Pierson com o sprechgesang de Fred Schneider. A banda foi formada no início de 1977, e com o lançamento desde album foi ganhando o underground com um new wave/surf pop cativante. E deste album saiu "Rock Lobster" que emplacou no Rock and Roll Hall of Fame como uma das 500 músicas que formaram o estilo. Posteriormente a banda consagrou outros mega-sucessos em diferentes discos, como "Own Private Idaho" e "Love Shack". A banda continua na ativa, decrépitos ou não, com disco novo.
Muita gente da época odeia a banda, e não é de se condenar, pois algumas músicas tocavam exaustivamente, em festinhas, rádio, qualquer lugar. Tecnicamente, bem, a banda não é la grandes. Mas este album em particular é honesto, sem mega produção, sem músicos adicionais, somente aquele pop básico sem máscara. Para quem nunca foi fã da banda, vale uma nova audição. É apenas um album divertido, nada mais.
Para quebrar preconceitos.

1 comments:

  1. VFO said...

    aeee chuckão post loko de dorgas =B