Napalm Death - Scum

Disco que colocou o grupo no Guinness Book of World Records com a música mais curta do mundo, "You Suffer" com precisamente 1.316 segundos de duração. Primeiro album da banda inglesa de grind que fez história.
Em 1986 a banda que era um trio composto por Nicholas Bullen no baixo e vocal, Justin Broadrick na guitarra e Mitch Harris na bateria gravou sua sétima demo, "Scum", que era para ser parte de um split LP com a banda inglesa de hardcore Atavistic pela Manic Ears Records. Essa demo tornou-se o lado A do primeiro LP da banda chamado "Scum" de que tratamos aqui. Após essa sétima demo a banda sofreu várias mudanças de formação. Nic Bullen estava tornando-se frustrado com a direção musical do grupo e perdendo interesse em tudo, como resultado Jim Whiteley foi chamado para tocar baixo na banda. A banda tocou como quarteto por um tempo até Justin Broadrick sair para tocar bateria na banda local Head of David. O grupo então foi procurar guitarrista testando Frank Healy (ex Annihilator, depois Sacrilege e Cerebral Fix), para ficar com Shane Embury (ex Unseen Terror e fã da banda). Depois da saída de Broadrick, a insatisfação de Nic Bullen tornou-se ainda maior levando-o a sair do grupo no mesmo ano (para focar-se em seus estudos em literatura inglesa e filosofia na universidade). Com a saída de Bullen e Broadrick a banda foi procurar novos membros. O guitarrista Bill Steer tocava em uma banda em Liverpool chamada Carcass e dada a afinidade entre as bandas ele juntou-se ao Napalm Death, mesmo ainda tocando no Carcass. A banda chamou um amigo, Lee Dorrian, devido a sua amizade com o grupo (ele organizou vários shows para a banda antes) mesmo ele nunca tendo tocado em alguma banda antes. Essa formação gravou o lado B do LP "Scum" no estúdio Rich Bitch em maio de 1987, lançado pela Earache Records. A banda perdeu outro membro pouco mesmo antes do lançamento do disco, Jim Whiteley deixou a banda para juntar-se ao Ripcord, e Shane Embury (que era baterista no Unseen Terror) foi para o baixo.
Resultado de tudo isso: O lado A do disco foi gravado originalmente com um orçamento de 50 libras no estúdio Rich Bitch em agosto de 1986. Depois de toda essa lambança aí na formação o lado B foi gravado no mesmo estúdio em maio de 1987. Somente o baterista Mitch Harris tocou nos dois lados do LP.
A ótima capa do disco foi desenhada por Jeffrey Walker do Carcass. Essa capa já saiu em várias cores, laranja, dourado, verde, azul e amarelo.
O album revolucionou e afirmou o grindcore como estilo no mundo também, dando luz ao estilo até então obscuro. Como pais do grindcore, a banda experimentou com o metal e o hardcore a um nível extremo, rejeitando noções de melodia e gosto comum para um assalto sonoro impiedoso e brutal. Essa experimentação resultou no estilo que caracteriza-se por uma espécie de ataque extremista sonoro, músicas curtas, vocais demoníacos e comentários sócio-políticos de protesto. Um estilo novo, trazendo o reflexo da degradação social e cultural, um retorno ao primitivismo na era moderna, um soco na cara.
John Peel novamente (como com o Carcass) teve papel importante na divulgação deste album da mesma forma.
Para quem quiser aprender onde tudo começou.
A classic!!!

0 comments: