Ernest Jennings Ford (Bristol, 13 de fevereiro de 1919 – Reston, 17 de outubro de 1991), mais conhecido como Tennessee Ernie Ford, foi um cantor e apresentador de televisão norte-americano que obteve sucesso com a música country, o pop e a música gospel.Nascido em Bristol, Tennessee, filho de Clarence Thomas Ford e Maud Long, Ford começou sua carreira no rádio como locutor na WOPI-AM em sua cidade natal. Em 1939, ele saiu da estação para estudar música clássica e canto no Conservatório de Música de Cincinnati em Ohio. O primeiro-tenente Ford serviu na Segunda Guerra Mundial como responsável pelas bombas nas missões do bombardeiro B-29 Superfortress sobre o Japão. Depois da guerra, Ford trabalhou em estações de rádio em San Bernardino e Pasadena, na Califórnia. Em San Bernardino, Ford foi contratado como locutor, apresentando um programa matutino de música country, chamado Bar Nothin' Ranch Time. Para diferenciar-se, ele criou o personagem "Tennessee Ernie, " um selvagem, louco e exagerado caipira. Ficou popular na região e depois foi contratado pela rádio KXLA de Pasadena.
Ford também fez turnês. Os Mayfield Brothers do oeste do Texas, incluindo Smokey Mayfield, Thomas Edd Mayfield e Herbert Mayfield, estavam entre bandas de aquecimento de Ford, tendo tocado com ele em Amarillo and Lubbocl, durante o final da década de 1940. Na KXLA, Ford continuou fazendo o mesmo espetáculos e ainda juntou-se ao grupo do programa de Cliffie Stone na rádio KXLA, Dinner Bell Roundup como vocalista, sem deixar de fazer seu programa matutino. Cliffie Stone, um olheiro de meia jornada da Capitol Records, levou-o à atenção da gravadora. Em 1949, quando ainda fazia seu programa de manhã, ele assinou um contrato com a Capitol. Tornou-se também uma estrela da televisão local no programa passado no sul da Califórnia, Hometown Jamboree. A RadiOzark produziu 260 episódios de 15 minutos de The Tennessee Ernie Show para transmissão nacional.Ele lançou quase 50 singles de country no início da década de 1950, vários dos quais chegaram às paradas da Billboard. Na mesma época, Ford encerrou seu programa matutino na rádio KXLA e passou para o programa Hometown Jamboree. Em 1955, Ford gravou "Davy Crockett, King of the Wild Frontier" (que atingiu a 4ª posição na parada country) com "Farewell to the Mountains" no lado B.
Ford subsequentemente apresentou seu próprio programa de variedades no horário nobre, The Ford Show, que passou na NBC de 1956 a 1961. Num irônico jogo de palavras, o programa não recebeu o nome de Ernie, mas sim o do patrocinador, a Ford Motor Company. O programa de Ford ficou conhecido por incluir uma canção religiosa ao fim de cada edição; Ford insistiu nisso apesar das objeções dos executivos da emissora que temiam possíveis controvérsias. Na verdade, este tornou-se o segmento mais popular do programa.
Em 1956 ele lançou Hymns, seu primeiro álbum de música gospel, que permaneceu na parada de álbuns da Billboard por 277 semanas consecutivas. Seu álbum "Great Gospel Songs" ganhou um Grammy Award em 1964. Após o fim de seu programa na NBC, Ford mudou-se com sua família para Woodside, no norte da Califórnia. Também manteve um rancho próxmo a Grandjean, ao qual regularmente ia.
De 1962 a 1965, Ford teve um programa diurno de variedades, The Tennessee Ernie Ford Show (mais tarde chamado Hello, Peapickers) na KGO-TV em San Francisco, apresentado sobre a programação de rede da ABC.
Ford foi o porta-voz da Pontiac Furniture Company em Pontiac, Illinois na década de 1970.
As experiências de Ford na Força Aérea durante a Segunda Guerra Mundial levaram-no a envolver-se com o Confederate Air Force (agora denominado Commemorative Air Force), um grupo de preservação de aviões de guerra no Texas. Foi locutor destacado e a celebridade convidada para o evento anual da CAF em Harlingen, Texas, de 1976 a 1988.
Ao longo dos anos, Ford recebeu três estrelas na Calçada da Fama de Hollywood, pelos seus trabalhos no rádio, na indústria fonográfica e na televisão. Também recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 1984 e teve seu nome colocado no Country Music Hall of Fame em 1990.
Em sua vida pessoal, tanto Ford como sua esposa Betty enfrentaram numerosos problemas com o alcoolismo. Ele se manteve capaz de trabalhar, aparentemente sem prejuízo em função da ingestão de uísque Cutty Sark, mas na década de 1970 isto começou a cobrar um preço cada vez maior de sua saúde e de sua habilidade de cantar. Após a morte de Betty em função da bebida em 1989, a saúde declinante e os problemas hepáticos de Ernie começaram a se tornar mais aparentes. Sua última entrevista foi gravada em setembro de 1991 para o programa de televisão de sua amiga de longa data, Dinah Shore. Sua deterioração física naquele momento era bastante óbvia.
Ford recebeu reconhecimento póstumo por suas músicas gospel, através da Gospel Music Association no Gospel Music Hall of Fame em 1994.Ford foi casado com Betty Heminger de 18 de setembro de 1942 até a morte dela, em 26 de fevereiro de 1989. Eles tiveram dois filhos: Jeffrey Buckner “Buck” Ford (?-) e Brion Leonard Ford (1952-2008). Menos de quatro meses após a morte de Betty, Ford casou-se novamente. Em 28 de setembro de 1991, ele foi acometido de uma insuficiência hepática severa noAeroporto Dulles logo após ter participado de um jantar presidencial na Casa Branca, com o então presidente George H. W. Bush. Ford faleceu no H. C. A. Reston Hospital Center, em Reston, Virgínia, em 17 de outubro - exatamente 36 anos após o lançamento de "Sixteen Tons" e um dia antes do primeiro aniversário de sua inclusão no Country Music Hall of Fame. Ford foi enterrado no Alta Mesa Memorial Park, em Palo Alto, Califórnia, com a seguinte localização: Lot 242 Sub 1, Urn Garden. Sua segunda esposa, Beverly (Wood) Ford (1921-2001), faleceu 10 anos após Ernie e seu corpo foi enterrado junto ao do marido.